DESAFIOS EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR: A UTILIZAÇÃO DA ROCHAGEM COMO FONTE ALTERNATIVA E SUSTENTÁVEL

A criação de sistemas mais sustentáveis se tornou uma imposição ambiental, econômica e jurídica, sendo destacável a premissa de desenvolver e utilizar fontes alternativas de nutrientes para as culturas, como os biofertilizantes e as fontes minerais naturais. A técnica de rochagem, que é a utilização do pó de rocha no manejo eficiente da fertilidade do solo, pressupõe que a dissolução mais lenta dos nutrientes assegura níveis de produtividade e de fertilidade dos solos por períodos mais longos. Dessa forma, o destino de subprodutos gerados pelo setor mineral seria mais nobre que o atual. A utilização de pó de rocha promove o aumento da capacidade de troca de cátions (CTC) do solo devido à formação de novos minerais de argila durante seu processo de alteração, bem como a disponibilidade de macro e micronutrientes não disponíveis em fertilizantes químicos solúveis fornecedores de NPK.

https://www.researchgate.net/publication/295099176_Anais_do_II_Congresso_Brasileiro_de_Rochagem_coletanea_de_varios_autores

Print Friendly, PDF & Email

No Replies to "DESAFIOS EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR: A UTILIZAÇÃO DA ROCHAGEM COMO FONTE ALTERNATIVA E SUSTENTÁVEL"