POTENCIAL DE AGROMINERAIS DO ESCUDO DO RIO GRANDE DO SUL

No Escudo Sul-Rio-Grandense o trabalho de prospecção de agrominerais se faz a partir dos dados aerogeofísicos obtidos em levantamento de 2010, executado pela CPRM e do levantamento de geoquímica em sedimentos ativos de corrente, água e solo.
Entre os tipos de rochas favoráveis neste dominio, destacam-se aquelas que apresentam conteúdos elevados de fósforo e potássio, além de outros macro e micronutrientes, e tambem as rochas ultramáficas, que tèm potencial para uso como corretivo de solos.
Os testes de desempenho agronômico de várias rochas selecionadas estão em andamento na Embrapa Clima
Temperado, Pelotas-RS.Diversos materiais têm apresentado potencial de utilização na agricultura regional, principalmente quando estes são combinados com outras fontes minerais e orgânicas, formando matrizes multielementares de liberação gradual de nutrientes.Isso confere maior eficiência de utilização dos recursos naturais, redução de custos com o uso de fertilizantes e da dependência externa brasileira por insumos.Dentre os agrominerais analisados destacam-se os carbonatitos, os fonolitos Passo da Capela e rochas anômalas em K.

https://www.researchgate.net/publication/295099176_Anais_do_II_Congresso_Brasileiro_de_Rochagem_coletanea_de_varios_autores

Print Friendly, PDF & Email

No Replies to "POTENCIAL DE AGROMINERAIS DO ESCUDO DO RIO GRANDE DO SUL"